Antes de qualquer dica, é importante dizer que a tristeza não é um sentimento a ser classificado como bom ou ruim. Não é algo a ser buscado, evitado, eliminado ou controlado. Trate a tristeza como algo que te faz olhar para dentro e fazer uma auto-reflexão da vida. Assim, o melhor a ser feito é recebê-la e processá-la da melhor forma possível. É um processo que pode levar alguns segundo ou alguns anos e passa por:
- entender que as coisas e pessoas não são eternas e/ou que a perda faz parte da vida
- perceber que ficar na tristeza para sempre não trará um benefício real
- construir um significado para o que ocorreu
- ver ações mais construtivas a serem levadas dali pra frente.
Diante da tristeza existem muitas estratégias que podemos tomar para lidar com a situação naquele momento. Elas se dividem em duas categorias:
- Respostas naturais
- Respostas intencionais
Respostas naturais
Como o próprio nome diz, as respostas naturais são aquelas que tomamos naturalmente "sem pensar".
- Buscar conforto
- Lamentar
- Protestar
- Ruminar
- Sentir vergonha
- Retirar-se
Buscar conforto
Procure ajuda ou apoio de outras pessoas. Em geral é uma ação construtiva.
Lamentar
Expressar dor pela perda de alguém através de ações, roupas e palavras. Pode ser construtiva ou destrutiva dependendo da circunstância.
Protestar
Negar a perda. Pode ser construtiva ou destrutiva dependendo da circunstância.
Ruminar
Pense obsessivamente na experiência emocional. Em geral uma ação destrutiva, pois o passado já não se pode mudar e essa ruminação te deixa mais negativo no presente.
Sentir vergonha
Sentir-se envergonhado pelos sentimentos sobre a perda. Em geral uma ação destrutiva, pois é uma negação de si mesmo então atrapalha no processo de auto-reflexão sobre a perda.
Retirar-se
Ficar fisicamente longe do que está provocando a tristeza ou evite pensar nisso. Em geral é uma ação destrutiva, pois na tristeza pode ser uma forma de "jogar a sujeira para debaixo do tapete"
Respostas intencionais
Diferentemente das respostas naturais, essas aqui você faz intencionalmente, ou seja, você tem consciência do que irá fazer. Aqui existem 4 opções:
- Distrair-se
- Mindfulness
- Mudar perspectiva
Distrair-se
A estratégia é desviar a atenção da mente dos pensamentos e emoções daquele instante. Isso é útil em situações em que não podemos (por falta de tempo ou capacidade) lidar com a situação. Na Vigilantes do Sono recomendamos a técnica de parada de pensamento para fazer isso.
Mindfulness
Mindfulness seria a prática de atenção plena. É a consciência total do que está acontecendo no momento. Pode parecer óbvio, mas nem sempre percebemos o que está acontecendo a nossa volta, o que estamos sentindo ou como está o nosso corpo. Essa total percepção é importante por uma simples razão: É praticamente impossível corrigir um problema que você não sabe que existe. Como você vai perceber e lidar com sua tristeza se você não percebe ela chegando e quais são os mecanismos que você usa com ela? A ideia aqui é trabalhar nisso e a melhor forma é através da meditação.
Na Vigilantes do Sono recomendamos alguns apps para você fazer essa prática.
Mudar perspectiva
A estratégia é identificar e depois mudar a maneira como as situações, experiências, eventos, ideias e/ou emoções são vistas. Muitas vezes elas são vistas de uma forma falsa e que não te beneficia.
Por exemplo, "Eu cometi um erro no trabalho, sou uma vergonha para todos". Todo mundo erra, faz parte da natureza humana. Ninguém é absolutamente brilhante ou totalmente estúpido. Além de tudo, na vida você pode "perder, mas não ser um perdedor". Por isso, esse pensamento é falso. E também perigoso porque, se você é um fracasso total, então não vale a pena tentar de novo, não vale a pena aprender com os erros. Esse tipo de pensamento te paraliza ao invés de te deixar mais forte.
se você partir de pensamentos falsos, chegará em conclusões falsas
Na Vigilantes do Sono temos duas técnicas que ajudam a "mudar a perspectiva":
- desafiar pensamentos negativos: ajuda a identificar pensamentos distorcidos e na análise de uma forma mais realista
- intenção paradoxal: ajuda a diminuir o medo para se fazer algo
Gratidão
Por último, uma prática que tem grandes resultados é a prática da gratidão.
Quais são as 3 coisas na sua vida pelas quais você é grato hoje?
Para saber mais, veja o nosso artigo sobre gratidão
O que faço com tudo isso?
Agora que você sabe as diferentes estratégias a serem tomadas, vale a pena refletir:
- Quais das "respostas naturais" você utiliza normalmente?
- Se suas ações estão sendo "destrutivas", será que é possível trocá-las para uma ação construtiva? Ou melhor, por uma das "respostas intencionais"?
Responda nos comentários 😉