Você já conheceu algum amigo ou colega que se colocou a meta:
Não vou comer doce durante X meses
Mas no final das contas, a coisa que este amigo mais fala é o fato de que ele não pode comer doce, e era perceptível que esta pessoa sofria ainda mais sem comer doce que antes da dieta?
Pois é, com a insônia também é parecido.
Muitas vezes você sabe que não tem facilidade para dormir e sabe que se você se preocupar com isso só piora as coisas, mas mesmo assim não consegue parar de pensar nesta dificuldade.
Intenção paradoxal
Se este é seu caso, uma solução é a técnica de intenção paradoxal. Essa estratégia foi desenvolvida inicialmente pelo Dr. Viktor Frankl, conhecido por seu livro: "Em busca de sentido", onde conta sua experiência de sobrevivência ao holocausto depois de passar por quatro campos de concentração.
Na intenção paradoxal, você precisa tentar alcançar o oposto do seu objetivo. Por exemplo, se você estiver trabalhando em vendas, mas não está fazendo ligações suficientes, defina como meta ser rejeitado(a) em todas as chamadas. Definir o objetivo contrário (rejeição seria o contrário de vender nesse caso) te ajudará a fazer mais ligações.
A intenção paradoxal funciona da mesma forma para a insônia, e funciona com passos bem simples:
- Deite-se confortavelmente em sua cama com as luzes apagadas, mas mantenha os olhos abertos.
- Tente ficar acordado(a)
- Desista de qualquer esforço para adormecer e qualquer preocupação por estar acordado(a).
- Agora vem a parte mais louca! Quando suas pálpebras parecerem querer fechar, diga para si mesmo gentilmente:
Fique acordado por mais alguns minutos, vou adormecer naturalmente quando estiver pronto
Se você esquecer os 4 passos, lembre-se apenas de: "tentar ficar acordado"
Como você também pratica o controle de estímulos, isso significa que você só precisa ficar acordado por 20 minutos. Se o tempo acabar, você sairá da cama, espere até ficar com sono e tente novamente.
Pode parecer um absurdo essa técnica de intenção paradoxal, mas realmente ajuda muitas pessoas! Inclusive os estudos mostram que esta técnica é a que mais ajuda depois do Controle de Estímulos e a Restrição do Sono, tanto quem tem dificuldade para pegar no sono, como para quem acorda durante a noite e demora para voltar a dormir1234.
OBS: Apenas use esta técnica em momentos que você tem dificuldade para dormir. Se você pega fácil no sono no início da noite, não tente praticá-la neste momento e se durante a noite após seus despertares você consegue voltar a dormir rapidamente, não pratique ela durante estes despertares.