Como seres humanos, a preocupação é um sentimento mais presente em nossas vidas que a gratidão, a menos que a pratiquemos. Ser grato é como correr uma prova de corrida. No primeiro dia que você corre, cansa muito rapidamente, mas com o tempo vai ficando cada vez mais natural.
Estudos recentes mostram que praticar a gratidão pode aportar benefícios para seu bem-estar, inclusive para seu sono:
- Um estudo da Universidade de Manchester na Inglaterra1, fez com que mais de 400 pessoas, sendo 40% delas com insônia, preenchessem questionários sobre gratidão, sono e pensamentos que tinham antes de adormecer. Foi identificado que a gratidão favorecia pegar no sono mais rápido e ter um sono mais restaurador, por promover mais pensamentos positivos, e menos negativos, na hora de dormir.
- Um outro estudo2 que avaliou o impacto no sono de intervenções de pensamento construtivo (Estacionamento de Ideias), Visualização e Gratidão, descobriu que escrever um diário de gratidão por 15 minutos todas as noites ajudava os participantes a se preocupar menos na hora de dormir e, consequentemente, dormir mais e mais profundamente como resultado.
Um diário de gratidão é uma ferramenta simples que você pode usar para acompanhar as coisas boas da sua vida. Por mais difícil que a vida possa parecer, sempre há algo para se sentir grato.
Como fazer um diário da gratidão?
- Escolha algum recurso para ser seu diário, pode ser uma folha de papel, seu computador, ou até mesmo uma ferramenta que temos específica para isso na Vigilantes do Sono.
- Separe 15 minutos antes de dormir para escrever cerca de 5 a 10 coisas pelas quais você é grato(a) a cada dia.
Sugestões:
- Suas anotações no diário podem ser simples, como: “família”, “o filme que eu vi ontem” ou até mesmo "agora tenho uma boa chance de acabar com minha insônia ;-)".
- Você pode ser grato(a) por coisas que ocorreram no seu dia, na sua semana, no seu ano (ex: o que é melhor na minha vida hoje que há um ano?) ou pode ser grato(a) também pelas coisas como elas são (ex: quais pessoas você sente feliz por estarem na sua vida?)
Expresse sua gratidão!
Se você quiser ir mais longe, uma maneira de intensificar ainda mais a prática da gratidão é usar suas anotações do diário para depois agradecer as pessoas a sua volta por quem você é grato(a).
Afinal de contas, como diria Christopher McCandless (do filme "Into the Wild"):
A felicidade só é real quando compartilhada