Com base em mais de 40 mil diários de sono analisados, os pacientes que começaram o programa conseguiram diminuir o tempo acordado na cama e aumentar o tempo de sono:
Tempo acordado na cama
Tempo dormido
A Vigilantes do Sono é um programa digital de melhoria da qualidade do sono. O protocolo é baseado na Terapia Cognitivo-Comportamental para Insônia (TCC-i).
No programa, o(a) paciente é conduzido pela nossa assistente virtual, a Sônia, que diariamente coleta dados do sono da pessoa e ensina técnicas para dormir melhor.
Você tem um portal para acompanhar a evolução dos seus pacientes no programa, receber alertas com as principais informações de cada paciente e enviar mensagens que aparecerão direto no app para o(a) paciente.
Em cada relatório você pode analisar a evolução do(a) paciente e entender indicadores sugestivos do que trabalhar com ele(a) durante a consulta. Você tem acesso a informações de forma gráfica que pode mostrar e conversar com o(a) paciente bem como incluir no prontuário dele(a).
Na Vigilantes do Sono sua relação com o paciente é mantida através de um atendimento mais eficiente e um tratamento com maior adesão e melhores resultados!
Paciente segue fazendo as consultas com você periodicamente
Fora da consulta, o(a) paciente interage diariamente com o app da Vigilantes do Sono para realizar mudanças comportamentais e cognitivas
A Vigilantes do Sono fornece relatórios regulares do progresso do(a) paciente, mas você pode acompanhar cada noite de sono dele(a) se quiser
O estudo avaliou 42.802 diários do sono de 3.887 indivíduos que participaram no programa digital de Terapia Cognitivo-Comportamental para insônia da Vigilantes do Sono.
Os resultados mostraram que a duração do sono aumentou 16,8 (11,9-21,6) minutos da primeira para a segunda semana e 67,3 (52,8-81,8) após a semana sete; paralelo a um aumento relativo de 34% na eficiência do sono entre as mulheres e 26% entre os homens. Dos 296 participantes que tiveram uma resposta terapêutica relevante, com redução de 8 ou mais pontos no Índice de Gravidade de Insônia (IGI), 66% completaram todas as sessões e 34% fizeram pelo menos metade do programa. A remissão da insônia, detectada por um IGI final com menos de 7 pontos e indicando ausência de sintomas, foi observada em 55% dos indivíduos que começaram o programa tendo uma insônia leve (n=171) e em 33% daqueles que tinham insônia moderada a grave (n=419). A mediana (interquartil) de engajamento no programa foi de 86% (65-98), calculada pela razão entre o número de dias no programa e o número de diários de sono preenchidos, e 90% dos participantes que completaram todas as sessões recomendam o programa.
Para quaisquer dúvidas ou dificuldades que você ou seu paciente vierem a ter, podem entrar em contato com nosso suporte no número de WhatsApp: +55 (11) 91157-9831 , no link vigilantesdosono.com/whatsapp-profissionais ou no e-mail: suporte@vigilantesdosono.com.
A TCC-i é uma modalidade de intervenção terapêutica não farmacológica que busca resolver as causas da insônia através da mudança de comportamentos e pensamentos disfuncionais em relação ao sono . Esta terapia visa combater o estado de alerta na cama, tendo em sua base o ajuste dos horários de dormir e acordar e da exposição a estímulos que interferem com o início e a consolidação do sono. Além do controle de estímulos e da restrição do sono, que busca igualar os tempos de cama e de sono, a TCC-i tem como foco a psicoeducação. O programa propõe o treino de habilidades que facilitam o relaxamento físico e mental, proporcionando reestruturação cognitiva e ensinando estratégias que promovem a higiene do sono.
As dicas de higiene do sono compõem o conteúdo do programa da Vigilantes do Sono baseado na TCC-i, mas sozinhas elas não têm efetividade para resolver quadros de insônia. As evidências científicas demonstram que, na ausência das técnicas comportamentais e cognitivas, a higiene do sono tem baixo potencial de influenciar o estado de hiperalerta e de reverter o condicionamento do ambiente de dormir como um lugar aversivo. Já foi demonstrado que as técnicas da TCC-i têm um impacto dramático não apenas sobre o sono, mas sobre o bem-estar e a qualidade de vida de diferentes populações. De jovens a idosos, entre gestantes, indivíduos com dores crônicas ou outras condições médicas, a TCC-i pode prevenir e amenizar quadros de ansiedade e depressão. Os protocolos de modo geral têm duração de 4 a 12 semanas. A TCC-i é considerada hoje pelos sistemas de saúde dos Estados Unidos, Inglaterra e União Europeia como a melhor solução para a insônia, com evidências que se estendem por mais de 30 anos. Cerca de 4 em cada 5 pessoas que fazem um programa de TCC-i melhoram significativamente o sono e a qualidade de vida.
A Vigilantes do Sono é indicado para pessoas que sentem dificuldades para dormir, ou que tenham interesse em melhorar o sono.
Apesar de ter de base a TCC-i - que é um protocolo de intervenção originalmente desenvolvido para populações clínicas de indivíduos com insônia crônica - todo o conteúdo psicoeducativo do programa da Vigilantes do Sono pode ser benéfico para qualquer pessoa com interesse em melhorar a qualidade do sono, de vida e da produtividade.
O programa envolve o ensino sistematizado de habilidades que servem para a vida. São os treinos de relaxamento, as técnicas cognitivas e orientações guiadas sobre higiene do sono. Nesse sentido, o programa da Vigilantes do Sono tem um caráter preventivo, pois pode diminuir as chances do desenvolvimento ou agravamento de quadros de insônia crônica.
O programa Vigilantes do Sono pode estar contraindicado, ou não funcionar com a efetividade esperada, no caso de pessoas que têm ou já tiveram outros distúrbios do sono, condições psiquiátricas e neurológicas graves, ou condições médicas que dificultem a aplicação das técnicas da TCC-i.
É simples. Basta estar registrado em um conselho de classe (CRM, CRP, CRO, CRFA, CREFITO, CRN, CREF, etc) e possuir um código da carteira profissional. Profissionais da saúde que desejem acompanhar a evolução de seus pacientes podem fazer um cadastro em nosso portal.
No ato do cadastro no portal, cada profissional recebe seu código de parceiro a partir de seu número de registro no conselho e é esse código que pode ser usado pelos pacientes para obterem descontos e benefícios. Os profissionais que optam por não se cadastrar no portal também podem indicar o programa a seus pacientes, orientando-os a utilizar a sigla do conselho de classe, o estado de origem e seu número de registro (p.ex. CRMSP12345). São os próprios pacientes que inserem o código de parceiros dentro do aplicativo.
Basta fazerem o download e iniciarem sua conta. Ao inserirem o código de um profissional parceiro automaticamente aparecerão no portal do profissional, podendo ter o acompanhamento e estarem no portal de mais de um profissional caso desejem (médico, psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, dentista, educador físico, nutricionista, etc).