A Vigilantes do Sono é o primeiro programa digital de Terapia Cognitivo-Comportamental para insônia (TCC-i) para pessoas com insônia crônica no Brasil.
A TCC-i é considerada hoje pelos sistemas nacionais de saúde dos Estados Unidos, Inglaterra e União Européia como a melhor solução para a insônia, com evidências que se estendem por mais de 30 anos. Recentemente a Associação Brasileira do Sono (ABS) também definiu a TCC-i como padrão ouro para a melhoria da insônia.
A TCC-i é eficaz para melhorar tanto a insônia primária como quando existem outras condições envolvidas - ansiedade, depressão, dores crônicas, etc. Um resumo das principais evidências científicas é apresentado abaixo.
Embora se reconheça que a TCC-i funciona, a falta de terapeutas e especialistas em sono evita a ampla divulgação desse tipo de terapia. O programa digital da Vigilantes do Sono é uma alternativa ao modelo presencial e a prescrições de remédios para dormir.
A TCC para insônia (TCC-i) se mostra um programa eficaz e duradouro para cerca de 70% dos pacientes.
Apesar de amplamente utilizadas, as terapias farmacológicas tem resultados limitados para casos de insônia crônica e apresentam riscos de longo prazo, principalmente em populações de idosos.
Older adults and withdrawal from hypnotics. Curran et al. 2003
Management of chronic insomnia in elderly persons. Bain KT. 2006
Diversos estudos já avaliaram a TCC-i digital inclusive contrastando com tratamentos placebos e mostraram resultados promissores, mas com certa variedade entre eles.
Internet-based treatment for insomnia: a controlled evaluation. Stroöm et al. 2004.
A randomised placebo-control trial of online CBTi. Espie et al. 2012.
Computerised CBTi: a systematic review and meta-analysis. Cheng & Dizon et al. 2012.
Online CBTi – targeted screening and interactive web design. Anderson, et al 2014.
Pacientes que realizaram a TCC-i tiveram melhores resultados no longo-prazo se comparados a pacientes que fizeram tratamento com remédios. O tratamento em conjunto (TCC-i + remédios) apresenta resultados ainda melhores que as opções individuais.
A eficácia da TCC-i para melhorar os resultados em pacientes com insônia primária e secundária tem sido repetidamente demonstrada, com melhorias na saúde mental e física.
Impact of CBTi on concomitant anxiety. Belleville et al. 2011.
CBT for insomnia co-morbid with COPD. Kapella et al. 2011.
CBT interventions for co-morbid chronic pain & insomnia. Pigeon et al. 2012.
Vários estudos clínicos mostram que a compreensão e intervenção de insônia por meio de TCC-i podem ter grandes benefícios para a saúde mental mesmo com a presença de comorbidades.
No maior estudo clínico randomizado de todos os tempos, indivíduos que receberam TCC-i online mostraram redução na insônia, além de melhorias na depressão, ansiedade e bem-estar psicológico.
Modified CBTi in depressed adolescents: A pilot study. Conroy et al. 2017.