Você sabia que quando você dorme o seu corpo passa por ciclos de sono e que cada ciclo é dividido em 4 fases?
Pois é, tem gente que pensa que o sono é somente um estado em que o corpo fica "desligado" e só, mas não é bem assim. O corpo passa por ciclos que duram mais ou menos 90 minutos, ou seja, a cada 1h30 nós literalmente acordamos e voltamos a dormir novamente. Algumas pessoas nem percebem isso acontecendo porque é bem rápido, outras já acordam alertas e não conseguem voltar dormir (se você tem esse tipo de insônia, então sabe do que estou falando).
E em cada ciclo, nós passamos por 4 fases, sendo que em cada uma delas o corpo se comporta diferente.
Bom, vamos ver como é cada fase e ciclo de sono
Fases do Sono
Existem quatro fases do sono: NREM estágio 1, NREM estágio 2, NREM estágio 3 e REM.
O significado das siglas são:
- REM: Movimento rápido dos olhos (do inglês: rapid eye movement)
- NREM: Não - REM
NREM Estágio 1
O estágio 1 é o estágio mais leve do sono NREM. Ele é uma espécie de transição entre acordar e dormir.
Geralmente nesse estágio o sono pode ser facilmente interrompido e inclusive uma pessoa que acorda neste estágio alegará nunca ter dormido.
Aliás, você já acordou alguma vez sentindo a sensação de cair? Pois essa é uma das possíveis sensações quando você acorda do estágio 1!
NREM Estágio 2
O estágio 2 é o primeiro estágio real do sono NREM definido. Despertares não ocorrem tão facilmente quanto no sono do estágio 1.
Neste estágio as ondas cerebrais continuam a desacelerar, a temperatura do corpo começa a diminuir e a freqüência cardíaca começa a diminuir.
NREM Estágio 3
O estágio 3 é conhecido como sono NREM profundo.
É o estágio mais restaurador do sono e consiste em ondas delta ou ondas lentas.
Despertares são raros e muitas vezes é difícil despertar alguém no Estágio 3 do sono.
Parassonias (sonambulismo ou conversar enquanto dorme) ocorrem durante este estágio mais profundo do sono.
REM
O sono REM, também conhecido como movimento rápido dos olhos, e as ondas cerebrais são mais ativas do que nas fases 2 e 3 do sono.
Despertares podem ocorrer mais facilmente no REM, porém ser acordado durante um período REM pode deixar alguém sentindo-se grogue ou com muito sono.
O REM costuma ser a última fase de um ciclo de sono.
Aliás, como bem colocado pelo meu amigo Dr. Caio Bonadio, muita gente acha que o sono REM é sono profundo. Isso está errado! Sono profundo é o NREM Estágio 3.
Mas, o que é um ciclo do sono?
Um ciclo do sono é a progressão através dos vários estágios do sono NREM para o sono REM antes de iniciar a progressão novamente com o sono NREM. Um ciclo de sono dura cerca de 90 a 120 minutos, resultando em quatro a cinco ciclos durante uma noite de sono bem dormida.
Não se vai direto, porém, do sono profundo para o sono REM. Em vez disso, um ciclo do sono progride através dos estágios do sono não REM, do sono leve para o profundo, e depois volta do para o sono leve, terminando com o tempo no sono REM antes de começar novamente no sono leve.
Por que as pessoas falam que o sono profundo é o mais importante?
O sono profundo reduz a sua pressão do sono e fornece o sono mais restaurador de todos os estágios do sono. É por isso que, se você tirar uma soneca curta durante o dia (até 20 minutos), ainda poderá dormir à noite. Mas se você tirar uma soneca por tempo suficiente para cair no sono profundo (mais de 30 minutos), terá mais dificuldade em adormecer à noite porque reduziu a necessidade de dormir.
Durante o sono profundo, o hormônio do crescimento humano é liberado e restaura seu corpo e músculos das tensões do dia. Seu sistema imunológico também se restaura. Muito menos se sabe sobre o sono profundo do que o sono REM. Acredita-se que neste estágio o cérebro também se atualiza para novos aprendizados no dia seguinte.
Em que estágios ocorrem os sonhos?
Por ser um estado de sono ativo, o REM é o momento em que ocorrem os sonhos mais vívidos (ainda que seja possível sonhar em outros estágios).
Uma pessoa pode sonhar de 4 a 6 vezes por noite. Um estudo francês descobriu que todas as pessoas sonham, de fato, mesmo que não se lembrem dos seus sonhos. No entanto, se acordada durante o sono REM, uma pessoa costuma ter maiores lembranças de seus sonhos.
Uma curiosidade muito interessante do sono REM, é que neste estágio, existe uma paralisia muscular. Essa paralisia dos músculos ocorre como um forma de proteção, impedindo que uma pessoa se mova em reação a seus sonhos.